Projetos de Responsabilidade Sócio-Arte-Ambiental
Com a proximidade da entrega da
DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, é chegado o momento de destinar 3% pessoa
física, e 1% pessoa jurídica do imposto devido, em forma de doação via
FIA-CMDCA a APAE de Garopaba em sua próxima declaração de Imposto de Renda. A colaboração de
benfeitores é importante para o êxito das atividades e projetos
desenvolvidos na Escola Especial Renascer - APAE/Garopaba.
Informe-se com seu contador e faça sua doação.
A Escola Especial Renascer desenvolve inúmeros projetos que necessitam de auxílio para a sua manutenção.
Projeto Dedo Verde- Produção de Mudas de Árvores Nativas e Frutíferas e recuperação da mata ciliar.
As atividades desenvolvidas no projeto Dedo Verde no viveiro da escola possibilita
ao aluno especial, maior contato com os elementos da natureza, Ar, Água, Terra,
Plantas, Sol, através do cultivo das plantas nativas e frutíferas e verduras os alunos podem
acompanhar o desenvolvimento e necessidades das plantas.
Cuidados coma as mudas no viveiro da escola
APAE
Garopaba - Escola Especial Renascer, adquiriu 2 hectares em uma área rural do
município de Garopaba conhecida como Ressacada, onde pretende construir a
futura escola com características sustentáveis como; captação de água de chuva,
energias amigáveis como: solar e eólica, tratamento biológico de
seus efluentes, assim como o uso de
materiais ecologicamente corretos. Na área atualmente esta sendo executado o
plantio de espécies nativas e frutíferas para recuperar a cobertura de matas ombrófilas e mata ciliar.
Plantio de árvores nativas e frutíferas para recuperação da mata ciliar no terreno da escola na ressacada.
A retirada das florestas e
principalmente as matas ciliares ocasionaram a diminuição no fluxo de água e em
alguns pontos a extinção das nascentes. A presença da cobertura florestal
proporciona maior infiltração de água no solo resultando num maior abastecimento
do lençol freático e são reguladores do fluxo de água, sedimentos e nutrientes
entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquática,
assim como, estabilizarem as ribanceiras do rio e controlar os processos
erosivos, servir como corredores ecológicos e principalmente a regeneração das
nascentes e cursos de águas existentes.
As mudas de espécies nativas e
frutíferas são cultivadas no atual viveiro da escola, onde as sementes após
coletadas são semeadas em caixas de leite Tetra-Pak utilizadas como embalagem
para as mudas se desenvolvam até a transferência para o local definitivo. Todas
as turmas são envolvidas diretamente no processo de cultivo e cuidados e
plantio das mudas.
Projeto Horta Orgânica- Permacultural
No terreno ao lado da escola existe
uma horta, viveiro de mudas, captação de água da chuva para regar as plantas,
uma composteira dos resíduos orgânicos gerados na escola e o minhocário para a
produção de húmus utilizados na produção de mudas na adubação da horta orgânica com princípios da
Permacultura, criando no ambiente escolar sistemas vivos.
Todas as turmas da escola participam das
atividades de manutenção e cuidados com as plantas
A horta escolar nuca vai terminar,
pois sempre existirá algo a mais para ser feito. Ela pode estar em todas as
partes da escola (jardins, canteiros), pode conter zonas com espécies
frutíferas de pequeno e grande porte dependendo do espaço disponível, conter
abrigos para pequenos animais ou plantas que atraiam pássaros ou insetos, cercas
com maracujás, uvas, chuchus, flores.
Cuidados diários com regas e
transplante de mudas para os canteiros
Tudo será possível se os alunos
tiverem criatividade e o professor vontade de realizar com eles. O caminho é
criar uma agro floresta produtiva e
educativa junto com as crianças. Visando a auto-sustentabilidade e uma
horta permanente na escola, haverá cada vez mais exemplos didáticos a ser
utilizados pelo professor. A proposta visa desenvolver no educando/aprendiz,
através do contato com a natureza, a terra e as plantas, habilidades para a
execução de tarefas em hortas e jardinagem, identificando e utilizando os
instrumentos adequadamente.
Projeto Frutificar
Projeto Frutificar com plantio de frutíferas e nativas
nas ruas próximas a escola incentiva os alunos especiais, suas famílias, a rede de ensino e a comunidade
a desenvolverem o plantio e conservação das áreas verdes e das vias públicas,
capaz de proporcionar a todos os envolvidos, lições básicas de cidadania, ética
e responsabilidade sócio-ambiental.
Mapa de localização das mudas de árvores frutíferas e nativas
plantadas nas ruas de 2008 a 2010.
O projeto Frutificar recebeu em 2011 do
conselho de Educação o prêmio Mérito
Educacional em reconhecimento as ações do projeto na educação e município
de Garopaba. Mais de 2.000 mudas foram plantadas nas ruas próximas da escola,
praças, parques, e escolas municipais e particulares de Garopaba.
Plantio de mudas nativas e frutíferas nas ruas próximas ao Ginásio de esporte.
A produção de mudas de árvores
nativas e frutíferas no viveiro da escola é uma das atividades centrais do
projeto “Frutificar”. A partir do qual desenvolve um
programa de arborização urbana o que contribui significativamente no conforto
ambiental à população, seja através da influência na qualidade do Ar ou na
influência Climática, amenizando as Temperaturas, na absorção de Ruídos e na
fixação de elementos poluentes além de aumentar o valor estético e paisagístico
e também oferecendo abrigo e alimento a aves, possibilitando maior integração
do homem-cidade-natureza e melhores condições de vida à população,
apresentando-se como alternativa viável para nosso momento atual.
A Produção das mudas
envolve todas as turmas, dos cuidados iniciais ao plantio definitivo.
A escola
também participa junto a Fundação do Clube da Árvore uma parceria com o
Instituto Souza Cruz, o clube Dedo Verde, sendo realizados plantios comunitários,
coleta de sementes e oficinas temáticas.
Parceria com a comunidade no plantio e manutenção da árvore
Projeto Tecendo Fios
Com uso de teares manuais na confecção de tapeçaria, fios, linhas, redes
e telas são amarradas as ações de integração e arte. Através desta ocupação
terapêutica estamos organizando seus pensamentos, elucidando a criatividade e
concretizando o trabalho de uma equipe. Tecer fios requer concentração,
habilidade, paciência e muita dedicação; isso se adquire com a prática.
Produção de Tapetes utilizando pedaços de rede de pesca e retalhos
Um apoiando, ensinando o outro – como
na vida. A Escola é um espaço de vivências e de construção do conhecimento. O
ensino da arte na escola busca promover o desenvolvimento das habilidades
individuais, do espírito de integração em grupo e da formação do indivíduo
conhecedor do legado artístico-cultural da humanidade.
Os trabalhos criados e desenvolvidos
pelos alunos em geral são apresentados em mostras, feiras e festas municipais
onde são comercializados o que possibilita alguma sustentabilidades e manutenção
dos materiais necessários para desenvolver novas atividades ou dar continuidade
as que estão sendo desenvolvidas.
Oficina de Tapeçaria e Tecelagem, confecção de tapetes e cobertas de
mesa.
Cada aluno desenvolve de acordo com
sua habilidade e aptidão respeitando alguns princípios básicos como: -
Atividades condizentes com o educando. - Participação em todas as etapas de
ação. - Aprendizagens contínuas individual, gradativas, globais e dinâmicas. -
este segmento vem dar continuidade aos trabalhos executados nas outras oficinas,
com aproveitamento dos possíveis talentos e habilidades que poderão ser
revelados, dado o acesso à prática de atividades diferenciadas propostas por
esse projeto.
Tapeçaria feita com retalhos e rede de pesca
Projeto Esportes de integração
O projeto “Atletas na Vida” visa colaborar na inclusão social de alunos com
deficiência intelectual e multipla, utilizando o paradesporto e suas
peculiaridades como “ferramenta” básica na formação integral dos mesmos.
Participação da Escola Renascer nas competições esportivas do PARAJASC
Em outras palavras, através do
esporte, o aluno consegue descobrir suas potencialidades e sua motivação,
quebrando preconceitos e apresentando-se a sociedade como sujeito capaz e
criativo, além de grande interação
social através da participação
em quatro edições de uma das principais competições paradesportivas do estado
de Santa Catarina, o PARAJASC, três Olimpíadas Estaduais das APAE’s , Seletivas
Regionais de Atletismo, futsal e handebol, além de várias Corridas Rústicas
Catarinense promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial.
Alunos da APAE - Garopaba em competições de atletismo
Todos os Projetos desenvolvidos na
Escola Especial Renascer tem como objetivo principal:
Proporcionar aos alunos com
necessidades educativas especiais situações que promovam experiências
enriquecedoras e gratificantes, através de atividades concretas e
significativas, desenvolvendo habilidades diversas tais como: coordenação,
ordenação dos pensamentos expressão corporal, criatividade e iniciativa, a fim
de tornar a aprendizagem mais emocionante e prazerosa.
Os projetos são investimentos
sociais, com ganhos de qualidade de vida para as pessoas com deficiência e seus
familiares, sua execução ou continuidade depende de parcerias. Os materiais de
consumo como colas, telas, pincéis, tecidos, fios precisam ser constantemente
repostos e materiais como tesouras, aparelho de cola quente, liquidificador
para confecção de papel, guilhotina, etc,. precisam manutenção ou aquisição de
novos.
Todos os projetos possibilitam ao
aluno um maior entendimento do mundo que o cerca assim como independência. São projetos que também busca formar
multiplicadores de conhecimentos e na formação de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário