Com a proximidade da entrega da DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, é chegado o momento de destinar 3% pessoa física, e 1% pessoa jurídica do imposto devido, em forma de doação via FIA-CMDCA a APAE de Garopaba em sua próxima declaração de Imposto de Renda. A colaboração de benfeitores é importante para o êxito das atividades e projetos desenvolvidos na Escola Especial Renascer - APAE/Garopaba.
Infome-se com seu contador e faça sua doação.
A Escola Especial Renascer desenvolve inumeros projetos que necessitam de auxílios para a sua manutenção.
Projetos 2012
Atualmente, a APAE de Garopaba, através de sua Escola
Especial Renascer, atende 75 (setenta e cinco) alunos distribuídos em 14
(quatorze) turmas e com frequência regular são elas: Turma de Estimulação
Essencial I e II, Serviços Pedagógicos Específicos I, II e III, Serviço de
Atendimento Pedagógico Especializado (SAEDE) I e II, Ocupacional I, II, III, IV, V
e Oficina Pedagógica I, Oficina Protegida Terapêutica I e II, SPE I/TID/TEACCH
– Infantil SPE II/TID/TEACCH Adultos, SPE III Dependentes.
A APAE - Escola Especial Renascer, anualmente
desenvolve diversos projetos dentro do Programa
Ambiental Mãe Terra “A Natureza respeita todas as diferenças”,
vários como instrumento desencadeador de ações voltadas à educação ambiental,
artes, nutricional, esportiva e cidadania.
Projeto de Papel Reciclado
A reutilização do papel na forma de reciclagem, aliado a preocupação com o meio ambiente
criou uma demanda por produtos e processos amigos do meio ambiente, e reciclar
papel é uma forma de responder a essa demanda. Assim, os principais fatores de
incentivar a reciclagem de papel, além de econômicos são:
- A preservação de recursos naturais (matéria-prima; energia;
água);
- Minimização da poluição;
- Diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.
A reciclagem é um conjunto de
técnicas que tem por finalidade aproveitar detritos e reutilizá-los no ciclo de
produção de que saíram. Reaproveitar e reutilizar o que de alguma forma foi
rejeitado. Sabe-se ainda, que cada 50 quilos de papel produzido corresponde a
uma árvore derrubada e que a cada folha de papel branco demanda cerca de 10
litros de água.
Todo o papel utilizado na escola, secretaria
e salas, são reaproveitados pela oficina de Papel Reciclado, onde são picados e
transformados em polpa para a produção de novas folhas artesanais de papel.
Oficina de papel reciclado
oferecida aos alunos e professores das escolas municipais
Utilizar-se da técnica de reciclagem
de papel artesanal como alicerce pedagógico, possibilita ao educando uma
experiência de cidadania concreta, principalmente quando o trabalho leva a
integração com outras escolas através das oficinas de capacitação de alunos e
professores para fazer papel.
Através dos passos de cartonagem que
são o uso correto de lápis e de régua para medir e marcar papel, uso de
gabaritos, o manuseio de cola para fechar os cartuchos, caixas e envelopes,
desenvolvemos no educando as habilidades básicas de psicomotricidade como
pré-requisito para execução independente no trabalho de cartonagem ao mesmo
tempo que desenvolve e exercita a preparação visual, discriminação e
coordenação viso-motora, dando subsídios para sua vida profissional como para a
vida diária.
Projeto Atelier Arte em Movimento
A educação com Arte, propícia o
desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que
caracterizam o modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o
aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar
formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas
por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. A aprendizagem artística envolve,
portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação
de significações exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de
transformação do ser humano.
Oficina de mosaico - Turma de Ocupacional,
quadros confeccionado com sucata de plástico.
Interargir com os procedimentos artísticos e com materiais que possibilitam as diversas manifestações visuais. (desenho, pintura, tingimentos, usos de cores).
* Reconhecer e compreender o desenho e as cores com produção artisitica de mosaicos usando diferentes sucatas: Plásticos, papepeis, tecidos, palha de bananeira, madeira.
* Compreender o contexto, as formas e as cores no processo de produção.
* Despertar no eucando o interesse de pintar, analisando e descobrindo diferentes formas e cores.
* Exercitar a concentração e a cordenação motora do educando
* Trabalhar a socialização e o respeito entre os colegas.
* Desenvolver a pintura como processo de inclusão na exposição dos trabalhos em locais públicos.
Quando as criaças e adultos se expressam artisticamente, promovem o puro exercício da cidadania, exprecividade, exteriorização do sentimento, de ação, e por conseguinte, a leitura e interpretação do mundo que a cerca, além da conciência de se cuidar do Meio Ambiente.
* Reconhecer e compreender o desenho e as cores com produção artisitica de mosaicos usando diferentes sucatas: Plásticos, papepeis, tecidos, palha de bananeira, madeira.
* Compreender o contexto, as formas e as cores no processo de produção.
* Despertar no eucando o interesse de pintar, analisando e descobrindo diferentes formas e cores.
* Exercitar a concentração e a cordenação motora do educando
* Trabalhar a socialização e o respeito entre os colegas.
* Desenvolver a pintura como processo de inclusão na exposição dos trabalhos em locais públicos.
Oficina protegida - Confecção de prateleiras usando caixas de verduras pintadas
PARABENS TRABALHO LINDO DE AMOR ,MARAVILHOSO
ResponderExcluir