terça-feira, 20 de março de 2012

  Projetos de Responsabilidade Sócio-Arte-Ambiental

Com a proximidade da entrega da DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, é chegado o momento de destinar 3% pessoa física, e 1% pessoa jurídica do imposto devido, em forma de doação via FIA-CMDCA a APAE de Garopaba em sua próxima declaração de Imposto de Renda.  A colaboração de benfeitores é importante para o êxito das atividades e projetos desenvolvidos na Escola Especial Renascer - APAE/Garopaba.
Informe-se com seu contador e faça sua doação.
A Escola Especial Renascer desenvolve inúmeros projetos que necessitam de auxílio para a sua manutenção.
  

Projeto Dedo Verde- Produção de Mudas de Árvores Nativas e Frutíferas e recuperação da mata ciliar.
 
As atividades desenvolvidas no projeto Dedo Verde no viveiro da escola possibilita ao aluno especial, maior contato com os elementos da natureza, Ar, Água, Terra, Plantas, Sol, através do cultivo das plantas nativas e frutíferas e verduras os alunos podem acompanhar o desenvolvimento e necessidades das plantas. 

                                                Cuidados coma as mudas no viveiro da escola

APAE Garopaba - Escola Especial Renascer, adquiriu 2 hectares em uma área rural do município de Garopaba conhecida como Ressacada, onde pretende construir a futura escola com características sustentáveis como; captação de água de chuva, energias amigáveis como: solar e eólica, tratamento biológico de seus  efluentes, assim como o uso de materiais ecologicamente corretos. Na área atualmente esta sendo executado o plantio de espécies nativas e frutíferas para recuperar a cobertura de matas ombrófilas e mata ciliar.
                       
 Plantio de árvores nativas e frutíferas para recuperação da mata ciliar no terreno da escola na ressacada.
A retirada das florestas e principalmente as matas ciliares ocasionaram a diminuição no fluxo de água e em alguns pontos a extinção das nascentes. A presença da cobertura florestal proporciona maior infiltração de água no solo resultando num maior abastecimento do lençol freático e são reguladores do fluxo de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquática, assim como, estabilizarem as ribanceiras do rio e controlar os processos erosivos, servir como corredores ecológicos e principalmente a regeneração das nascentes e cursos de águas existentes.
As mudas de espécies nativas e frutíferas são cultivadas no atual viveiro da escola, onde as sementes após coletadas são semeadas em caixas de leite Tetra-Pak utilizadas como embalagem para as mudas se desenvolvam até a transferência para o local definitivo. Todas as turmas são envolvidas diretamente no processo de cultivo e cuidados e plantio das mudas.

 
Projeto Horta Orgânica- Permacultural

No terreno ao lado da escola existe uma horta, viveiro de mudas, captação de água da chuva para regar as plantas, uma composteira dos resíduos orgânicos gerados na escola e o minhocário para a produção de húmus utilizados na produção de mudas na adubação da horta orgânica com princípios da Permacultura, criando no ambiente escolar sistemas vivos.

          Todas as turmas da escola participam das atividades de manutenção e cuidados com as plantas

        No mundo natural todo sistema tende a ser equilibrado e cada organismo vivo pode alimentar-se de outro. Portanto, é importante preservar a biodiversidade de organismos na horta. Algumas plantas fazem proteção às outras. Alguns animais também podem proteger as plantas. Portanto cultivar plantas de ciclo permanente e permitir a existência de alguns animais, insetos e plantas espontâneas é muito importante.             
A horta escolar nuca vai terminar, pois sempre existirá algo a mais para ser feito. Ela pode estar em todas as partes da escola (jardins, canteiros), pode conter zonas com espécies frutíferas de pequeno e grande porte dependendo do espaço disponível, conter abrigos para pequenos animais ou plantas que atraiam pássaros ou insetos, cercas com maracujás, uvas, chuchus, flores.
 
                         Cuidados diários com regas e transplante de mudas para os canteiros


Tudo será possível se os alunos tiverem criatividade e o professor vontade de realizar com eles. O caminho é criar uma agro floresta produtiva e educativa junto com as crianças. Visando a auto-sustentabilidade e uma horta permanente na escola, haverá cada vez mais exemplos didáticos a ser utilizados pelo professor. A proposta visa desenvolver no educando/aprendiz, através do contato com a natureza, a terra e as plantas, habilidades para a execução de tarefas em hortas e jardinagem, identificando e utilizando os instrumentos adequadamente.


Projeto Frutificar

 Projeto Frutificar com plantio de frutíferas e nativas nas ruas próximas a escola incentiva os alunos especiais, suas famílias, a rede de ensino e a comunidade a desenvolverem o plantio e conservação das áreas verdes e das vias públicas, capaz de proporcionar a todos os envolvidos, lições básicas de cidadania, ética e responsabilidade sócio-ambiental.  

          Mapa de localização das mudas de árvores frutíferas e nativas plantadas nas ruas de 2008 a 2010.

O projeto Frutificar recebeu em 2011 do conselho de Educação o prêmio Mérito Educacional em reconhecimento as ações do projeto na educação e município de Garopaba. Mais de 2.000 mudas foram plantadas nas ruas próximas da escola, praças, parques, e escolas municipais e particulares de Garopaba.

          Plantio de mudas nativas e frutíferas nas ruas próximas ao Ginásio de esporte.

A produção de mudas de árvores nativas e frutíferas no viveiro da escola é uma das atividades centrais do projeto “Frutificar”. A partir do qual desenvolve um programa de arborização urbana o que contribui significativamente no conforto ambiental à população, seja através da influência na qualidade do Ar ou na influência Climática, amenizando as Temperaturas, na absorção de Ruídos e na fixação de elementos poluentes além de aumentar o valor estético e paisagístico e também oferecendo abrigo e alimento a aves, possibilitando maior integração do homem-cidade-natureza e melhores condições de vida à população, apresentando-se como alternativa viável para nosso momento atual.

         A Produção das mudas envolve todas as turmas, dos cuidados iniciais ao plantio definitivo.      
      
 A escola também participa junto a Fundação do Clube da Árvore uma parceria com o Instituto Souza Cruz, o clube Dedo Verde, sendo realizados plantios comunitários, coleta de sementes e oficinas temáticas.

                           Parceria com a comunidade no plantio e manutenção da árvore


Projeto Tecendo Fios

            Com uso de teares manuais na confecção de tapeçaria, fios, linhas, redes e telas são amarradas as ações de integração e arte. Através desta ocupação terapêutica estamos organizando seus pensamentos, elucidando a criatividade e concretizando o trabalho de uma equipe. Tecer fios requer concentração, habilidade, paciência e muita dedicação; isso se adquire com a prática. 

                      Produção de Tapetes utilizando pedaços de rede de pesca e retalhos

Um apoiando, ensinando o outro – como na vida. A Escola é um espaço de vivências e de construção do conhecimento. O ensino da arte na escola busca promover o desenvolvimento das habilidades individuais, do espírito de integração em grupo e da formação do indivíduo conhecedor do legado artístico-cultural da humanidade.
Os trabalhos criados e desenvolvidos pelos alunos em geral são apresentados em mostras, feiras e festas municipais onde são comercializados o que possibilita alguma sustentabilidades e manutenção dos materiais necessários para desenvolver novas atividades ou dar continuidade as que estão sendo desenvolvidas.


                  Oficina de Tapeçaria e Tecelagem, confecção de tapetes e cobertas de mesa.

Cada aluno desenvolve de acordo com sua habilidade e aptidão respeitando alguns princípios básicos como: - Atividades condizentes com o educando. - Participação em todas as etapas de ação. - Aprendizagens contínuas individual, gradativas, globais e dinâmicas. - este segmento vem dar continuidade aos trabalhos executados nas outras oficinas, com aproveitamento dos possíveis talentos e habilidades que poderão ser revelados, dado o acesso à prática de atividades diferenciadas propostas por esse projeto.

                   Tapeçaria feita com retalhos e rede de pesca

Projeto Esportes de integração

O projeto “Atletas na Vida” visa colaborar na inclusão social de alunos com deficiência intelectual e multipla, utilizando o paradesporto e suas peculiaridades como “ferramenta” básica na formação integral dos mesmos. 
  Participação da Escola Renascer nas competições esportivas do PARAJASC

Em outras palavras, através do esporte, o aluno consegue descobrir suas potencialidades e sua motivação, quebrando preconceitos e apresentando-se a sociedade como sujeito capaz e criativo, além de grande interação social através da participação em quatro edições de uma das principais competições paradesportivas do estado de Santa Catarina, o PARAJASC, três Olimpíadas Estaduais das APAE’s , Seletivas Regionais de Atletismo, futsal e handebol, além de várias Corridas Rústicas Catarinense promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial.
                        Alunos da APAE - Garopaba em competições de atletismo

Todos os Projetos desenvolvidos na Escola Especial Renascer tem como objetivo principal:
Proporcionar aos alunos com necessidades educativas especiais situações que promovam experiências enriquecedoras e gratificantes, através de atividades concretas e significativas, desenvolvendo habilidades diversas tais como: coordenação, ordenação dos pensamentos expressão corporal, criatividade e iniciativa, a fim de tornar a aprendizagem mais emocionante e prazerosa.
Os projetos são investimentos sociais, com ganhos de qualidade de vida para as pessoas com deficiência e seus familiares, sua execução ou continuidade depende de parcerias. Os materiais de consumo como colas, telas, pincéis, tecidos, fios precisam ser constantemente repostos e materiais como tesouras, aparelho de cola quente, liquidificador para confecção de papel, guilhotina, etc,. precisam manutenção ou aquisição de novos.
Todos os projetos possibilitam ao aluno um maior entendimento do mundo que o cerca assim como independência.  São projetos que também busca formar multiplicadores de conhecimentos e na formação de cidadania. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Projetos de Responsabilidade Sócio-Arte-Ambiental

Com a proximidade da entrega da DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, é chegado o momento de destinar 3% pessoa física, e 1% pessoa jurídica do imposto devido, em forma de doação via FIA-CMDCA a APAE de Garopaba em sua próxima declaração de Imposto de Renda.  A colaboração de benfeitores é importante para o êxito das atividades e projetos desenvolvidos na Escola Especial Renascer - APAE/Garopaba.
Infome-se com seu contador e faça sua doação.
A Escola Especial Renascer desenvolve inumeros projetos que necessitam de auxílios para a sua manutenção.
 
Projetos 2012

Atualmente, a APAE de Garopaba, através de sua Escola Especial Renascer, atende 75 (setenta e cinco) alunos distribuídos em 14 (quatorze) turmas e com frequência regular são elas: Turma de Estimulação Essencial I e II, Serviços Pedagógicos Específicos I, II e III, Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado (SAEDE) I e II, Ocupacional I, II, III, IV, V e Oficina Pedagógica I, Oficina Protegida Terapêutica I e II, SPE I/TID/TEACCH – Infantil SPE II/TID/TEACCH Adultos, SPE III Dependentes.

A APAE - Escola Especial Renascer, anualmente desenvolve diversos projetos dentro do Programa Ambiental Mãe TerraA Natureza respeita todas as diferenças”, vários como instrumento desencadeador de ações voltadas à educação ambiental, artes, nutricional, esportiva e cidadania.

Projeto de Papel Reciclado
            A reutilização do papel na forma de reciclagem, aliado a preocupação com o meio ambiente criou uma demanda por produtos e processos amigos do meio ambiente, e reciclar papel é uma forma de responder a essa demanda. Assim, os principais fatores de incentivar a reciclagem de papel, além de econômicos são:
- A preservação de recursos naturais (matéria-prima; energia; água);
- Minimização da poluição;
- Diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Reaproveitar e reutilizar o que de alguma forma foi rejeitado. Sabe-se ainda, que cada 50 quilos de papel produzido corresponde a uma árvore derrubada e que a cada folha de papel branco demanda cerca de 10 litros de água.
Todo o papel utilizado na escola, secretaria e salas, são reaproveitados pela oficina de Papel Reciclado, onde são picados e transformados em polpa para a produção de novas folhas artesanais de papel.

                                                             Oficina de papel reciclado oferecida aos alunos e professores das escolas municipais

Utilizar-se da técnica de reciclagem de papel artesanal como alicerce pedagógico, possibilita ao educando uma experiência de cidadania concreta, principalmente quando o trabalho leva a integração com outras escolas através das oficinas de capacitação de alunos e professores para fazer papel.
Através dos passos de cartonagem que são o uso correto de lápis e de régua para medir e marcar papel, uso de gabaritos, o manuseio de cola para fechar os cartuchos, caixas e envelopes, desenvolvemos no educando as habilidades básicas de psicomotricidade como pré-requisito para execução independente no trabalho de cartonagem ao mesmo tempo que desenvolve e exercita a preparação visual, discriminação e coordenação viso-motora, dando subsídios para sua vida profissional como para a vida diária.

 
Projeto Atelier Arte em Movimento
A educação com Arte, propícia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam o modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano.

       
 Oficina de mosaico - Turma de Ocupacional, quadros confeccionado com sucata de plástico.

Interargir com os procedimentos artísticos e com materiais que possibilitam as diversas manifestações visuais. (desenho, pintura, tingimentos, usos de cores).
      * Reconhecer e compreender o desenho e as cores com produção artisitica de mosaicos usando diferentes sucatas: Plásticos, papepeis, tecidos, palha de bananeira, madeira.
        * Compreender  o contexto, as formas e as cores no processo de produção.
        * Despertar no eucando o interesse de pintar, analisando e descobrindo diferentes formas e cores.
        * Exercitar a concentração e a cordenação motora do educando
        * Trabalhar a socialização e o respeito entre os colegas.
      * Desenvolver a pintura como processo de inclusão na exposição dos trabalhos em locais públicos.

 Oficina  protegida - Confecção de prateleiras usando caixas de verduras pintadas

Quando as criaças e adultos se expressam artisticamente, promovem o puro exercício da cidadania, exprecividade, exteriorização do sentimento, de ação, e por conseguinte, a leitura e interpretação do mundo que a cerca, além da conciência de se cuidar do Meio Ambiente.