A Escola Especial Renascer adotou nesse primeiro semestre de 2013 o sistema de avaliação dos alunos das turmas de Estimulação Essencial /SPE (autistas)/SPE(dependentes) e SAEDE's em forma de
Portfólio. A seguir explicitaremos o que é o Portfólio:
O
portfólio é um sistema de registro desenvolvido na área da educação que tem a
finalidade de acompanhar o desenvolvimento do aluno.
É uma coleção organizada e
planejada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado
período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada
dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e
afetivo. (Valadares e Graça, 1998).
É também
a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto
construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida.
É
um registro importante porque faz com que pais e professores acompanhem o
desenvolvimento dos alunos, visando analisar o desenvolvimento individual.
Como
instrumento avaliativo no processo de ensino-aprendizagem pode ser um grande
aliado dos professores, pois ao final de cada atividade o professor registra
anotações diárias, onde oportuniza observar a evolução do aluno durante as
atividades.
O
portfólio então se torna um instrumento onde alunos e professores estarão
refletindo sobre a aprendizagem e o ensino.
Portanto,
ao realizar o registro, o professor, reflete sobre as atividades desenvolvidas
que deram maior resultado e as que ficaram confusas, podendo assim ser melhor
enfatizadas.
Essa
técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e
compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo
PORTFÓLIO não é um álbum de trabalhos “organizados” e sim um suporte para
podermos observar e respeitar o ritmo de cada aluno, auxiliando-o como sendo um
ser singular.
Alguns Portfólios confeccionados pelos professores e técnicos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário