sexta-feira, 5 de julho de 2013

Projeto Campinho Inclusivo

Projeto Campinho Inclusivo
Esporte e Lazer na Escola Especial Renascer
APAE- Garopaba


                                                      O esporte não só para alguns, é para todos
                                                 O princípio da inclusão vem fundamentando diversas ações no âmbito da educação tendo sido constituído inicialmente com o objetivo de proporcionar às pessoas com necessidades especiais acesso e permanência nas atividades esportivas. Hoje, o conceito de inclusão não se restringe ao âmbito educacional. A questão inclusiva se faz presente em debates e ações em diversas áreas, tais como educação, educação física, esporte, trabalho, lazer, entre outras.
 Dr Carlos Alberto da Silva



Projeto Campinho Inclusivo
Esporte e Lazer na Escola especial Renascer
 APAE- Garopaba

Apresentação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Garopaba adquiriu, com muito esforço, um terreno situado na Estrada Geral da Ressacada. O objetivo, à longo prazo, é a construção de um Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, que contará com novas e amplas salas e áreas de atendimento especializado, complexo esportivo e tudo aquilo que um centro de atendimento  necessita, totalizando uma área construída de aproximadamente 5.000 m².
Atualmente, tem construído no local, uma pequena área de lazer coberta, medindo aproximadamente 50 m², que inclui banheiros, churrasqueira, cozinha e onde funcionará parte da área do viveiro, para produção de mudas de árvores nativas e frutíferas, e mudas de hortaliças, temperos e plantas medicinais, além de um açude, em processo de execução, para criação de peixes.
Área de gramado ao fundo onde será construído o campinho

Justificativa
Atual a escola Especial Renascer - APAE localizada no Bairro Village em Garopaba, tem um espaço físico limitado, apresentando uma grande carência em áreas destinadas ao esporte e lazer, o que impossibilita aos alunos desenvolverem atividades físicas e esportivas, assim como, uma área voltada para o treinamento, a fim de possibilitar ao aluno com deficiência um maior contato com as práticas esportivas e participações em jogos Paradesportivos (PARAJASC e Olimpíadas das APAEs ).

Equipe de futebol society

Participação de competições regionais

Integração com a equipe feminina
Objetivo Geral
A construção de um campo de futebol “sete” com dimensões de 45 m x 25 m, com redes de proteção lateral além de uma minipista de atletismo em anexo, medindo 50 m de comprimento, com uma área para salto em altura e distância em caixa de areia.
Objetivos Específicos
- criar um espaço para as aulas de Educação Física, esportes e treinamentos específicos de modalidades;
- incentivar a prática de atividades físicas e de lazer;
- ampliar a área já construída e motivar a criação de novos projetos, como equoterapia, horta orgânica, criação de animais, atividades físicas em contato com a natureza.

                                             Imagem com as medidas do campo

Público Alvo
Cerca de 60 alunos da Escola.Especial Renascer (APAE- Garopaba), com idades que variam de 8 a 60 anos, além de toda comunidade escolar (professores, familiares, associados), visto que os mesmos participam efetivamente do processo de ensino- aprendizagem.
Campo de futebol society
O campo deste esporte é ligeiramente menor que o do futebol tradicional, e todo revestido de grama sintética ou natural e suas medidas podem variar bastante, por isso informaremos apenas as máximas. Entretanto se o objetivo não é reproduzir uma quadra oficial e sim um simples espaço de recreação, as medidas serão adaptadas as que mais lhe convém.
Também conhecido como Futebol 7, o esporte recebe este nome porque no jogo participam 14 jogadores, sendo 7 de cada time. Os jogos apresentam também dois árbitros para aplicarem as regras do futebol society e fazerem-nas serem usadas. Em cada extremo da quadra há uma baliza, e o objetivo do jogo é colocar a bola dentro dela para fazer o gol. Sua regra principal é igual ao do futebol clássico: quem faz mais gols ganha.
Tamanho e marcações de um campo oficial

•Comprimento: 55 m .
•Largura: mínima 35 m .
•Baliza: 5 m de comprimento e 2,20 m.
•Área de meta (ou área da baliza): 8 m de comprimento e 15 m de largura.
•Espaço entre a baliza e a linha que determina a área de meta: 5 m.
•Linha de saída: 5 m de largura, e localiza-se a 5 m de distância do ponto central da quadra.
•Zona de substituição: 5m mínimo e 10 m máximo.
•Recuo de linhas laterais e linha de fundo: mínimo de meio metro e o máximo possível.

Materiais e Recursos Necessários


Quantidades
Materiais
Recursos R$

Nivelamento de uma área de cerca de 8.000 m² (campo de futebol sete e mini pista de Atletismo)


Gramado natural para esta área

02
Traves de 5 X 2,5m com redes
1.500,00
02
Redes de Goleiras
130,00
02
Redes de proteção de 31 m x 6 m
470,00
02
Redes de proteção lateral de 51 m x 6 m
680,00
15
Eucaliptos roliço de 8m(rede de proteção)
2.443,00
1 m³
1 m³ de areia (caixa de salto)
80,00
05
Bolas futebol society
495,00
01
Rolo corda nylon 1000 m para amarrações
98,00

TOTAL
5.896,00

A APAE de Garopaba, mantenedora da Escola Especial Renascer através deste blog, pretende arrecadar recursos para a execução de mais este projeto, fundamentando mais uma ação no âmbito da educação inclusiva e com objetivo de proporcionar às pessoas com necessidades especiais maior acesso e permanência nas atividades esportivas. E para isso esta disponibilizando o número de uma conta corrente específica para este projeto. Interessados em colaborar, podem entrar em contato com a escola através do telefone 048 254 3659 - e-mail :apaegaropaba@hotmail.com
ou através de depósito bancário na conta.
Agência Banco do Brasil Garopaba/SC
Agência n°: 5311-2
Conta Corrente:1985-2
Acompanhe pelo blog o andamento do projeto.
Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário