domingo, 7 de julho de 2013

Avaliações /Portfólios




A Escola Especial Renascer   adotou nesse primeiro semestre de 2013 o sistema de avaliação dos alunos das turmas de Estimulação Essencial /SPE (autistas)/SPE(dependentes) e SAEDE's em forma de
Portfólio. A seguir explicitaremos o que é o Portfólio:



 O portfólio é um sistema de registro desenvolvido na área da educação que tem a finalidade de acompanhar o desenvolvimento do aluno.

É uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afetivo.  (Valadares e Graça, 1998).



É também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida.

É um registro importante porque faz com que pais e professores acompanhem o desenvolvimento dos alunos, visando analisar o desenvolvimento individual.

Como instrumento avaliativo no processo de ensino-aprendizagem pode ser um grande aliado dos professores, pois ao final de cada atividade o professor registra anotações diárias, onde oportuniza observar a evolução do aluno durante as atividades.

O portfólio então se torna um instrumento onde alunos e professores estarão refletindo sobre a aprendizagem e o ensino.

Portanto, ao realizar o registro, o professor, reflete sobre as atividades desenvolvidas que deram maior resultado e as que ficaram confusas, podendo assim ser melhor enfatizadas.

Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.

Resumindo PORTFÓLIO não é um álbum de trabalhos “organizados” e sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo de cada aluno, auxiliando-o como sendo um ser singular.

Alguns Portfólios confeccionados pelos professores e técnicos:





















 


Nenhum comentário:

Postar um comentário