quarta-feira, 29 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ARTETERAPIA COM CRIANÇAS DA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL DA APAE: MÃOS E PÉS, CAMINHOS PARA A CRIATIVIDADE


Sabe-se, conforme nos aponta Andrade (2000), da necessidade contemporânea de se trabalhar várias linguagens para expressão de sentimentos e pensamentos, sendo a arteterapia uma dessas possibilidades. Atualmente acredita-se no poder que a arte tem como promotora do desenvolvimento do ser humano como um todo, possibilitando a este se expressar de forma livre, facilitando a melhor compreensão de si e uma maior interação com o outro e com o meio que o circunda. A partir disso, este trabalho visa apresentar um projeto piloto de arteterapia realizado na Escola Especial Renascer – APAE/GAROPABA., com as crianças de 0 a 4 anos da turma de Estimulação Essencial. Crianças que por sua deficiência e falta de estimulo, acabam sendo privadas de vivências e experiências , que geralmente uma crianças nesta idade vivencia  no seu desenvolvimento humano. O projeto tem por objetivo trabalhar conteúdos sensório-motores e conteúdos internos dos educandos (tais como sentimentos, emoções, criatividade e relações sociais), utilizando-se da arte como mediador deste processo. As intervenções são realizadas utilizando-se de vivências artísticas por meio de materiais tais como: tinta, texturas variadas (lixa, gelatina, entre outras), argila e materiais colhidos durante saídas de campo realizadas com as crianças. Essas vivências foram planejadas dando ênfase a construção de relações entre a cor e sentimentos/emoções que esta pode promover (TOMASI, 2005).  Este projeto ainda encontra-se em processo de realização, sendo que os resultados são parciais, dentre os quais se pode perceber que os educandos vem demonstrando maior tempo de atenção concentrada na realização das atividades, bem como uma constante crescente na efetivação de suas participações ao longo das vivencias. Já é possível, também, perceber através das expressões dos educandos seus desejos e vontades, materiais e texturas preferidos e preteridos.

 Márcia Miranda Barbosa Mello –Professora de Artes da Escola Especial Renascer

Nenhum comentário:

Postar um comentário