segunda-feira, 19 de março de 2012

Projetos de Responsabilidade Sócio-Arte-Ambiental

Com a proximidade da entrega da DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, é chegado o momento de destinar 3% pessoa física, e 1% pessoa jurídica do imposto devido, em forma de doação via FIA-CMDCA a APAE de Garopaba em sua próxima declaração de Imposto de Renda.  A colaboração de benfeitores é importante para o êxito das atividades e projetos desenvolvidos na Escola Especial Renascer - APAE/Garopaba.
Infome-se com seu contador e faça sua doação.
A Escola Especial Renascer desenvolve inumeros projetos que necessitam de auxílios para a sua manutenção.
 
Projetos 2012

Atualmente, a APAE de Garopaba, através de sua Escola Especial Renascer, atende 75 (setenta e cinco) alunos distribuídos em 14 (quatorze) turmas e com frequência regular são elas: Turma de Estimulação Essencial I e II, Serviços Pedagógicos Específicos I, II e III, Serviço de Atendimento Pedagógico Especializado (SAEDE) I e II, Ocupacional I, II, III, IV, V e Oficina Pedagógica I, Oficina Protegida Terapêutica I e II, SPE I/TID/TEACCH – Infantil SPE II/TID/TEACCH Adultos, SPE III Dependentes.

A APAE - Escola Especial Renascer, anualmente desenvolve diversos projetos dentro do Programa Ambiental Mãe TerraA Natureza respeita todas as diferenças”, vários como instrumento desencadeador de ações voltadas à educação ambiental, artes, nutricional, esportiva e cidadania.

Projeto de Papel Reciclado
            A reutilização do papel na forma de reciclagem, aliado a preocupação com o meio ambiente criou uma demanda por produtos e processos amigos do meio ambiente, e reciclar papel é uma forma de responder a essa demanda. Assim, os principais fatores de incentivar a reciclagem de papel, além de econômicos são:
- A preservação de recursos naturais (matéria-prima; energia; água);
- Minimização da poluição;
- Diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Reaproveitar e reutilizar o que de alguma forma foi rejeitado. Sabe-se ainda, que cada 50 quilos de papel produzido corresponde a uma árvore derrubada e que a cada folha de papel branco demanda cerca de 10 litros de água.
Todo o papel utilizado na escola, secretaria e salas, são reaproveitados pela oficina de Papel Reciclado, onde são picados e transformados em polpa para a produção de novas folhas artesanais de papel.

                                                             Oficina de papel reciclado oferecida aos alunos e professores das escolas municipais

Utilizar-se da técnica de reciclagem de papel artesanal como alicerce pedagógico, possibilita ao educando uma experiência de cidadania concreta, principalmente quando o trabalho leva a integração com outras escolas através das oficinas de capacitação de alunos e professores para fazer papel.
Através dos passos de cartonagem que são o uso correto de lápis e de régua para medir e marcar papel, uso de gabaritos, o manuseio de cola para fechar os cartuchos, caixas e envelopes, desenvolvemos no educando as habilidades básicas de psicomotricidade como pré-requisito para execução independente no trabalho de cartonagem ao mesmo tempo que desenvolve e exercita a preparação visual, discriminação e coordenação viso-motora, dando subsídios para sua vida profissional como para a vida diária.

 
Projeto Atelier Arte em Movimento
A educação com Arte, propícia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam o modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano.

       
 Oficina de mosaico - Turma de Ocupacional, quadros confeccionado com sucata de plástico.

Interargir com os procedimentos artísticos e com materiais que possibilitam as diversas manifestações visuais. (desenho, pintura, tingimentos, usos de cores).
      * Reconhecer e compreender o desenho e as cores com produção artisitica de mosaicos usando diferentes sucatas: Plásticos, papepeis, tecidos, palha de bananeira, madeira.
        * Compreender  o contexto, as formas e as cores no processo de produção.
        * Despertar no eucando o interesse de pintar, analisando e descobrindo diferentes formas e cores.
        * Exercitar a concentração e a cordenação motora do educando
        * Trabalhar a socialização e o respeito entre os colegas.
      * Desenvolver a pintura como processo de inclusão na exposição dos trabalhos em locais públicos.

 Oficina  protegida - Confecção de prateleiras usando caixas de verduras pintadas

Quando as criaças e adultos se expressam artisticamente, promovem o puro exercício da cidadania, exprecividade, exteriorização do sentimento, de ação, e por conseguinte, a leitura e interpretação do mundo que a cerca, além da conciência de se cuidar do Meio Ambiente.

Um comentário: